E-Commerce e Loja Virtual NÃO SÃO a mesma coisa!

E a compreensão desta diferença é fundamental para o sucesso da sua Loja Virtual

Cadastrado em 05/03/2017 16:00
Atualizado em 26/04/2017 23:24

Notícia por Isthmus

E-Commerce e Loja Virtual NÃO SÃO a mesma coisa!

Uma confusão frequente

É bastante comum confundir "E-Commerce" com "Loja Virtual".

É claro que E-Commerce e Loja Virtual estão diretamente relacionados, mas, tecnicamente, não são a mesma coisa. Aliás, a boa compreensão desta diferença é fundamental para o sucesso da sua Loja Virtual e da sua atuação no setor do E-Commerce.

E qual é a diferença?

A diferença entre "E-Commerce" e "Loja Virtual" é exatamente a mesma que existe entre "Comércio" e "Loja" no mundo físico:

  • o comércio é um setor da economia;
  • a loja é um canal de vendas de quem atua no setor do comércio.

Ou seja, a loja faz parte do comércio, mas o comércio é mais amplo que a loja.

Comércio é mais que Loja

O comércio envolve muito mais do que apenas a loja: envolve os cuidados legais, a compra dos produtos junto ao fornecedor, a logística de recebimento e faturamento da mercadoria, a boa segmentação e organização dos produtos para serem expostos na loja, o treinamento da equipe de vendedores, a propaganda e divulgação da loja como um todo e dos produtos mais importantes em particular, o atendimento adequado ao cliente, o processo eficaz de venda, os serviços adicionais como entrega em domicílio ou personalizações do produto, as ações de pós-venda e fidelização da clientela, as promoções e campanhas sazonais, a decoração da loja e sua adequação às grandes datas do comércio...

Também faz parte da atividade no setor comercial uma série de outras medidas relevantes para o sucesso da loja, como as parcerias com outras lojas ou provedores de serviços (entregadores, instaladores, rede autorizada de manutenção...), bem como a participação em associações ou entidades setoriais de comerciantes, lojistas, empresários e afins, além da presença em eventos-chave para o setor de atuação. Tudo isso faz parte da realidade de quem atua no setor do comércio.

A loja é apenas um dos elementos do comércio, mas não é "o" comércio como um todo. Na linguagem do dia-a-dia, tornou-se comum ouvir alguns lojistas dizerem "Eu tenho um comércio"; seria mais exato, tecnicamente, dizerem "Eu atuo no comércio e tenho uma loja" (ou duas, ou três, ou toda uma rede). É importante nunca esquecer que o comércio é mais do que a loja.

E-Commerce é mais que Loja Virtual

A mesma realidade se aplica ao "E-Commerce" e à "Loja Virtual": o empreendedor atuará no segmento do e-commerce (ou do comércio eletrônico, em bom português) e, para isso, terá uma loja virtual (ou duas, ou três, ou toda uma rede). A ele também se aplicarão, de modo análogo, todas as exigências do comércio tradicional no tocante à boa organização dos produtos, ao treinamento da equipe de atendimento, à divulgação da loja e dos produtos, ao pós-venda, às ações de relacionamento e fidelização dos clientes, às promoções e campanhas...

Além disso, assim como no comércio tradicional, também têm grande relevância no e-commerce as boas parcerias e o constante envolvimento com o próprio setor, informando-se e aperfeiçoando-se no conhecimento e na aplicação das melhores técnicas de gestão e marketing. A loja virtual será um dos elementos da atuação no e-commerce: mas não poderá ter sucesso sem a devida atenção aos demais elementos.

Nenhum lojista sério acredita que basta abrir uma loja no mundo físico para que as vendas aconteçam num passe de mágica. Identicamente, nenhum empreendedor sério no comércio eletrônico deve acreditar que basta abrir uma loja virtual para que as vendas aconteçam num passe de mágica.

Daí a importância indispensável de seguir uma estratégia integrada a fim de construir uma Presença Digital Sistêmica.


Tags da postagem

e-commerce loja virtual Renda Natureza e Ar Livre Uso da Tecnologia

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar