Por que ter um blog dentro do seu site

No tocante ao blog, a consideração mais importante é: tenha um blog!

Em 28/02/2017 00:07
Atualizado em 04/04/2017 15:41

Guia passo-a-passo / Tuturial por Isthmus

Por que ter um blog dentro do seu site

No tocante ao blog, a consideração mais importante é: tenha um blog! Mesmo que o foco do seu site seja um catálogo de produtos ou serviços, tenha um blog! Aliás, principalmente se você tem um catálogo de produtos ou serviços, tenha um blog!

E que esse blog esteja dentro do seu site, como parte indispensável dele.

Por que ter um blog?

O blog é uma das mais práticas e eficazes ferramentas geradoras de conteúdo indexável e proveitoso - e conteúdo indexável e proveitoso atrai novos internautas, aumentando exponencialmente o potencial de conversão. Muitos clientes chegarão aos seus serviços ou à sua loja virtual graças a postagens feitas no seu blog, indexadas pelos buscadores e compartilhadas nas redes sociais.

O que postar no blog?

Postagens diversificadas podem atrair públicos diversificados. Não foque apenas em textos comerciais ou técnicos sobre seus produtos e serviços. Produza também: 

  • Notícias importantes ligadas à sua área ("vem aí um lançamento de...");
  • Resenhas úteis ("testamos o item X e veja o que descobrimos");
  • Testemunhos reais de clientes ("4 usuários dão seu depoimento sobre...");
  • Tutoriais ou guias passo-a-passo ("como fazer...");
  • Listas instigantes ("os 14 mais...");
  • Dicas práticas ("resolva o problema X de um jeito rápido...");
  • Entrevistas enriquecedoras ("um revelador bate-papo com...")
  • etc.

O blog alimenta várias outras ações estratégicas

Produzindo conteúdo com frequência pelo menos semanal, você consegue não só alimentar o seu site e mantê-lo atualizado e dinâmico, mas também consegue ter material para pôr em prática as outras ações da "Presença Digital Sistêmica": 

Espalhar conteúdo nas redes sociais 

Não desperdice material postando diretamente nas redes sociais, onde o fluxo faz com que os conteúdos se dissipem. As redes sociais servem para dar mais agilidade e dinamismo à comunicação com as pessoas, mas também devem levar as pessoas até o seu site. Por isso, poste os conteúdos mais relevantes no seu site e, só depois, use as redes sociais para compartilhar chamadas a esse conteúdo.

Convencer pessoas 

Faça chamados à ação que convidem seus potenciais clientes a conhecerem o seu conteúdo, cadastrando-se na sua lista de mailing. Com isto, você começa a montar uma lista de contatos verdadeiramente interessados no seu assunto - e, portanto, mais propensos, de forma realista, a se tornarem clientes de fato.

Relacionar-se 

Mantenha contato periódico e sólido com o seu público-alvo mediante o envio planejado e sistêmico de boletins informativos. Organize os destinatários por listas bem diferenciadas de pessoas conforme seu perfil e seus interesses. Naturalmente, todos esses destinatários devem ser pessoas que solicitaram ou aceitaram receber esses boletins. Por favor aos seus contatos e a você mesmo: nada de mandar spam!

Vender

O blog pode (e deve) ser um excelente vendedor. Não necessariamente apresentando produtos e serviços em tom comercial, pois não é esta a função do blog, mas sim criando confiança e apresentando conteúdos úteis e de alta qualidade que motivam e incentivam no leitor a decisão de compra.



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