Presença Digital Sistêmica

Estratégia digital de resultados em 6 passos

Em 31/01/2017 18:30
Atualizado em 22/04/2017 16:09

Notícia por Isthmus

Presença Digital Sistêmica

O que é "Presença Digital Sistêmica"?

Vamos por partes:

Presença digital

É simplesmente estar na internet. Mas você pode estar na internet de um jeito bagunçado, desconexo, caótico, e não de um jeito estratégico, integrado, sistêmico.

Presença Digital Sistêmica 

É o jeito integrado e estratégico de estar na internet, aplicando um conjunto coerente e unitário de meios estruturados para atingir resultados mensuráveis e escaláveis. É uma estratégia em 2 fases e 6 passos:

 

PRIMEIRA FASE:

Atrair público-alvo, mediante conteúdo relevante:

 

Passo 1: Produzir conteúdo

Passo 2: Exibir conteúdo

Passo 3: Distribuir conteúdo

 

SEGUNDA FASE: 

Concretizar resultados, transformando o público-alvo em cliente:

 

Passo 4: Convencer pessoas

Passo 5: Relacionar-se

Passo 6: Vender.

 

 

Mas o que quer dizer "sistêmico"?

Sistêmico é tudo aquilo que diz respeito a um conjunto funcional de componentesestruturados entre si e que interagem com o ambiente ao seu redor.

Parece complicado? Vamos ao exemplo:

O Sistema Solar é formado por componentes: o Sol, os planetas, os satélites naturais... Esses componentes não estão soltos de qualquer jeito, mas sim estruturados entre si e com o próprio conjunto: existe uma estrela central, que é o Sol; em torno dela, giram os planetas seguindo órbitas regulares; em torno dos planetas giram seus satélites naturais; todos esses componentes estão submetidos a determinadas leis físicas que dão estabilidade ao sistema... E os componentes, individualmente e em conjunto, interagem com o ambiente circundante, que é a Via Láctea: o sistema não é isolado, mas se relaciona com um entorno que o influencia continuamente. 

Pois bem: uma Presença Digital Sistêmica também é um conjunto integrado de componentes, estrutura e ambiente.

1. Os componentes

Na Presença Digital Sistêmica, os componentes são, por exemplo: o próprio site e seus módulos, os sites parceiros, as redes sociais, as páginas de captura de cadastros de prospectos, as campanhas específicas de disparo de e-mail marketing, os chamados à ação para transformar os prospectos em leads e os leads em clientes, os relatórios estatísticos e analíticos, as ações de relacionamento, remarketing e fidelização...

2. A estrutura

Na Presença Digital Sistêmica, os componentes se relacionam entre si e com o próprio conjunto de modo integrado, estratégico e eficaz. Componentes desconexos e bagunçados não formam um sistema: formam apenas um aglomerado caótico e descontrolado. Deve existir uma integração clara entre o site e as redes sociais, entre eles e as campanhas de e-mail marketing, as ações de relacionamento, os chamados à ação... Cada componente se relaciona com os outros de modo funcional e todos juntos se integram numa unidade capaz de resistir às flutuações que sempre afetam qualquer sistema. A estruturação sistêmica é integrada e unitária.

3. O ambiente

Na Presença Digital Sistêmica, o ambiente ou entorno precisa ser levado em conta com inteligência, pois interfere diretamente no funcionamento dos componentes e do sistema inteiro, causando flutuações que podem desestruturar o sistema: fazem parte do entorno as tendências de mercado, as diferentes temporadas comerciais, as circunstâncias sociais, a concorrência, os parceiros, os fornecedores, a psicologia dos prospectos e dos clientes, a política, a economia, as mudanças tecnológicas, os medos e limites humanos, a influência midiática, a infraestrutura existente (ou inexistente) nas regiões em que se atua... 

 

Qual é o eixo da "Presença Digital Sistêmica"?

Uma sólida Presença Digital Sistêmica precisa contar com um eixo ou base a partir da qual se estruturam os demais componentes.

Esse eixo da estratégia sistêmica é o próprio site.

Você entenderá melhor este esquema no Passo 4 - "Convencer Pessoas"

 

É verdade que, em tempos de redes sociais, um site sozinho parece servir de muito pouca coisa. No entanto, também é verdade que manter presença digital somente nas redes sociais não é suficiente para uma estratégia duradoura de relacionamento com prospectos, seguidores e clientes.

Por quê?

1. Porque as redes sociais são dinâmicas, mas efêmeras

O conteúdo que flui pelas redes sociais vai passando com grande rapidez e se perde no fluxo - muitas vezes, sem sequer ter sido visto pela maioria dos seguidores. As redes sociais servem como um indispensável meio de contato frequente e ágil com as pessoas, mas não substituem um canal permanente, de referência e, principalmente, próprio (as redes sociais, afinal, são uma estrutura de terceiros; podem mudar de política, sair de moda e até ser extintas, mesmo que tenham feito grande sucesso em dado período ou contexto). 

2. Porque o site próprio é dinâmico e permanente

O melhor canal permanente e de referência, no mundo digital, continua sendo o site próprio. É no site próprio que se insere conteúdo original, bem estruturado e de qualidade, para apresentar com solidez a mensagem, a proposta, a identidade da empresa, ou do projeto, ou da pessoa do empreendedor. Esse conteúdo abrange informação institucional, notícias, artigos, catálogo de serviços e produtos, galeria de fotos e vídeos, podcast, calendário de eventos, páginas específicas de campanhas e chamados à ação, cadastro em boletins, venda de produtos, atendimento a pedidos e comentários, fórum, página de contato... Quanto maior a sua diversidade e flexibilidade de módulos e ferramentas, maiores as suas possibilidades estratégicas.

As redes sociais, embora não sejam o centro da Presença Digital Sistêmica, são um elemento indispensável do conjunto porque funcionam como canais de distribuição de conteúdos do site, espalhando-os para além do próprio site, mas sempre visando atrair internautas para dentro do site. É dentro do site que se estrutura toda uma gama de componentes voltados a gerar retorno, a concretizar resultados comercialmente efetivos: cadastros, inscrições, contatos, pedidos... É no âmbito do site e das suas páginas específicas que atuam os componentes de convencimento, relacionamento e decisão de compra por parte das pessoas às quais toda a estratégia é direcionada.

 

E como se realiza, na prática, a "Presença Digital Sistêmica"?

Resumidamente, a Presença Digital Sistêmica se realiza em 2 fases e 6 passos:

 

1. PRIMEIRA FASE:

Atrair público-alvo, mediante conteúdo de qualidade.

Passo 1: Produzir conteúdo

Passo 2: Exibir conteúdo

Passo 3: Espalhar conteúdo

 

2. SEGUNDA FASE:

Concretizar resultados, transformando o público-alvo em cliente.

Passo 4: Convencer pessoas

Passo 5: Relacionar-se

Passo 6: Vender.

 

Como funciona cada um desses passos?

Entenda melhor a sequência de ações para a Presença Digital Sistêmica aprofundando cada um dos 6 passos.

COMECE PELO PASSO 1!


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